Núcleos lixo zero – espaços comunitários para a educação, pesquisa e cidadania

Período: O projeto foi apresentado para o EDITAL APUBHUFMG+ 02/2024. Os Núcleos Lixo Zero foram criados em 2020 no bairro Santa Tereza , e a Rede Lixo Zero Santa Tereza iniciou sua trajetória em 2017. O cronograma de execução previsto para o projeto do edital é de março a agosto de 2025.

Resumo

O projeto Núcleos Lixo Zero são espaços comunitários criados em 2020 no bairro Santa Tereza, que buscam pensar um sistema de coleta seletiva que integre cidadãos, operadores de serviço, ONGs e universidades, com foco no tratamento de resíduos secos e orgânicos.

Em 5 anos de existência, o projeto recuperou mais de 250 toneladas de resíduos, sendo que 75% dessa fração corresponde à orgânica. A taxa de rejeitos no projeto é estimada em aproximadamente 1% do material coletado (comparado a uma taxa de 20-60% em sistemas convencionais), resultado creditado ao processo educativo constante.

A proposta submetida ao edital visa estruturar as funcionalidades de educação e pesquisa cidadã desses Núcleos, por meio de um ciclo de oficinas e visitas guiadas. Essa estruturação é vista como uma estratégia para diversificar serviços e gerar renda, buscando a sustentabilidade da iniciativa para não depender apenas da venda de materiais recicláveis.

Objetivos

Objetivo Central

  • Estruturar as funcionalidades de educação e de pesquisa cidadã nos Núcleos Lixo Zero, por meio da promoção de um ciclo de oficinas e visitas guiadas a esses espaços comunitários.

Objetivos Específicos

  • Ampliar o acesso de professores, estudantes, extensionistas e sindicalistas aos serviços de educação, formação e pesquisa ofertados.
  • Constituir parcerias e espaços de encontro entre os professores, favorecendo um ambiente para o cultivo de projetos e pesquisas multidisciplinares.
  • Contribuir à diversificação e à sustentabilidade dessa experiência da sociedade civil.

Resultados Produzidos

O projeto tem como metas a serem entregues:

  • Realização de 7 oficinas e visitas guiadas para mais de 140 pessoas.
  • Profissionalização de 5 pessoas que operam serviços ambientais nos Núcleos Lixo Zero.
  • Promoção de espaços de troca entre professores, estudantes, extensionistas, grupos populares e sindicalizados.
  • Divulgação da produção científica acerca dos Núcleos Lixo Zero.

Metodologia (Percurso em Três Etapas)

  1. Estruturação Física e Conceitual: Organizar os espaços e construir o ciclo de formação com os grupos da Rede Lixo Zero.
  2. Realização do Ciclo de Oficinas e Visitas Guiadas: Execução das atividades com o público-alvo (professores, estudantes, extensionistas e sindicalistas).
  3. Seminário Final: Compartilhamento de impressões entre os grupos participantes e os operadores dos serviços, buscando fomentar horizontes comuns de formação, pesquisa, extensão e profissionalização.

Projetos e Instituições parceiras