Diagnóstico participativo das coletas seletivas com participação de catadores de Belo Horizonte – CS-BH

Período: O projeto foi aprovado e teve início em 19 de agosto de 2024, estando ainda vigente.

Resumo

Este projeto de extensão visa investigar e produzir um diagnóstico abrangente das Coletas Seletivas geridas ou operadas pelas associações e cooperativas de catadores (ACs) em Belo Horizonte. A iniciativa parte da premissa de que essas experiências funcionam como Laboratórios Urbanos de Política do Comum e busca suprir a escassez de dados sistematizados sobre o setor. A metodologia envolve uma análise integrada que abrange desde o estudo das políticas públicas prescritas até a verificação da efetividade em campo, passando pela análise do trabalho, das relações de serviço e dos resultados ambientais (recuperação de resíduos e externalidades). O projeto busca promover inovações sociotécnicas na gestão de resíduos e fortalecer o reconhecimento do trabalho dos catadores .

Objetivos

O objetivo geral é realizar um diagnóstico participativo e instrumental das coletas seletivas operadas pelas 7 ACs do município. Os objetivos específicos incluem prestar assessoria técnica e acadêmica às ACs para identificar e superar gargalos; mapear e qualificar os resultados e externalidades das coletas; produzir relatórios sobre a efetividade das políticas públicas atuais; e divulgar os conhecimentos produzidos para qualificar o debate público sobre a gestão de resíduos .

Resultados Esperados

Como o projeto encontra-se em desenvolvimento (início em 2024), os resultados listados referem-se às entregas planejadas e metas de avaliação:

Diagnóstico e Dados: Produção de conhecimentos sobre as Coletas Seletivas de BH e elaboração de recomendações para o poder público . Estudos Comparativos: Realização de análises comparativas entre as diferentes modalidades de coleta, avaliando taxas de recuperação, adesão, índice de rejeito, rentabilidade e condições de triagem . Produção Intelectual: Previsão de elaboração de artigos científicos por alunos de iniciação científica e a construção de um e-book com os resultados finais do projeto.

Envolvidos

Unidade Executora: Escola de Engenharia da UFMG, Departamento de Engenharia de Produção. Coordenador: Marcelo Alves de Souza. Parceiros: Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (SLU) e diversas associações de catadores, incluindo ASMARE, ASSOCIRECICLE, COOMARP Pampulha, COOPEMAR, Coopersoli Barreiro e

Projetos e Instituições parceiras